“Vos me veniredes à la mano,
À la mano me veniredes;
Y vos veredes
Peixes nas redes.”
— In Auto da Barca do Inferno
Espectáculo em Português
VICENTINA LUSITÂNIA

Das palavras de Gil Vicente nasce um espectáculo artisticamente multidisciplinar, que aglutina actores, marionetas, máscara e projecção audiovisual por forma a criar uma rica experiência teatral especialmente indicada à introdução do público jovem ao repertório vicentino.

Três anjos expulsos do céu engendram a queda dos “primeiros casados”, Adão e Eva, por forma a abrir o caminho para a sua corrupção entrar no mundo. Testemunhamos como a arrogância desmedida de Lúcifer, a ira incontrolável de Berzebú e a maliciosa subtileza de Satanás irrompem no coração dos homens viajando em três barcas, não a do Inferno, Purgatório e Glória, como propôs Gil Vicente, mas a da Ganância, Guerra e Morte. Danados-marionetas cruzam o cais do Inferno e entram na “ilha perdida”, no “fogo ardente”, nos “negros fados”.

Desfila a sociedade portuguesa quinhentista nas tábuas daquele cais, mas desfila também o início do século XXI português. Mudam-se os nomes, mas não os pecados. A partir do simples jogo da manipulação de uma marioneta, oferecese ao público a metáfora da própria manipulação, questionando-se os limites da nossa auto-determinação e perguntando ao espectador, sem nunca sair do jogo, qual será a identidade dos diabos que manipulam a grande marioneta que é a actual sociedade portuguesa.

Vicentina Lusitânia Poster

A partir dos Autos "Barca do Inferno", "Barca do Purgatório", "Barca da Glória", "Breve Sumário da História de Deus", "Exortação da Guerra", "Feira" e "Lusitânia" de Gil Vicente

Encenação e Adaptação Pedro Galiza

Interpretação Crestina Martins, Inês S Pereira e Tiago Regueiras

Concepção Plástica Pedro Galiza e Pedro Morim

Concepção e Construção de Marionetas Giselle Stanzione

Design de Vídeo Carlos Meinedo, João Moreira e Nuno Leites

Sonoplastia Pedro Galiza, Pedro Morim e Tiago Regueiras

Design Gráfico Adriana Leites

Motion Design Nuno Leites

Música Original "The Puppet Tango" Pedro Morim e Inês Morim

© 2013